domingo, 27 de dezembro de 2009

filsofada

O mais legal na música não é simplesmente ver pessoas executando tecnicamente bem os seus instrumentos. Não é ver que pra fazer aquele solo a pessoa teve que praticar anos a fio. Não é ver que pra fazer aquela letra a pessoa teve que fazer uma faculdade de Letras. Música exige sim algum conhecimento, mas grandes músicas foram feitas por gente anônima e iletrada do povo, por talentos autodidatas.

O que faz falta é ver alguém desenvolver uma idéia através da música. Tratar a música como uma forma artística e não como uma coisa mecânica que deve ser bem executada, para ficar exteriormente reconhecida como algo feito por um músico de prestígio. A música tem que vir de dentro, tem que ter alma, coração. Você tem que acreditar no que está cantando. A música tem que fazer sentido pra você. Mesmo que não faça pra mais ninguém. O ideal é que faça sentido para todas as pessoas, mesmo que sejam sentidos diferentes.

Então, se você quer fazer arte e não simples entretenimento, tenha isso em mente. Assim falou Germantustra.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

uma prova concreta!


Tenham calma amiguitos. Já está em andamento a gravação do meu primeiro EP. Que vai se chamar "Rostinho Bonito" e vai ter provavelmente 5 faixas. Um delas já está pronta, faltando mixar, "Assombrações".

Botei essa foto para mostrar que estamos trabalhando nisso. Nessa foto, eu e alguns parceiros que participaram da gravação de "Nove Meses em Coma" e "Subitamente" (a versão instrumental da "Sibita Baleada"). Tiago Barros, o Marditu da batera, eu (violão), D Mingus (flauta), Hugo Coutinho, o Carneiro dos teclados.

Deve sair um pouco antes, como aperitivo, o single "Chuck Norris On The Heaven´s Door" nas versões em inglês e português. Vai ter capa assinada pelo meu amigo Victor Zalma e um pocket-prefácio de uma renomada acadêmica pernambucana.

sábado, 19 de dezembro de 2009

ZARATINI

Obraclipedasvideoprimas!

Da trilha sonora do curta O ano Passado em Itamaracá!

Os atores em cena no clipe: Asaias Zaza (como Zaratini), João Eduardo (como Jones), Marisa Santanafessa (como Marina). A música foi executada por German Ra (voz e violão), Hugo Coutinho (voz) e Luiz Pessoa (bateria, gravação e mixagem). Em breve, mais clipes da trilha sonora! Meu muito obrigado a todos que contribuiram.
Direção de fotografia: Rafael de Amorim.

Para assistir em tela cheia e com o volume alto!


http://www.youtube.com/watch?v=soogSyk2fYo
ZARATINI



ZARATINI
http://www.youtube.com/watch?v=soogSyk2fYo

Assista, divulgue, mande email, comentário, repasse para os amigos!
Abrazz!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Admirável Pôr-do-sol

Segura essa peteca. Num é fraco não esse novo e também PRIMEIRO videoclipe de German Ra. Legal que não deu trabalho nenhum de filmar. Quer dizer, deu MUITO trabalho. O que eu tô querendo dizer é que de uma só tacada eu fiz um curta de ficção e fiquei com material para fazer vários clipes (tenha paciência, eles vão saindo aos poucos!).

Pois o filme, caso vocês não tenham notado, é O ANO PASSADO EM ITAMARACÁ. Lá tem outras explicações sobre esse clipe.

A música é "Admirável Pôr-do-sol" e é uma mini-canção que faz referência à música tradicional italiana "Vieni Sul Mar" (no filme vocês vão ver, a minha música começa onde a italiana termina e depois entra um instrumental lindo de Los Panchos Hoasqueros).

Funciona também como um teaser. Vocês vão ficar lokos para assistir o filme, né?

No mais, é incorporar o vídeo aqui. Vocês vão assistir e repassar pra mamãe, pro vovô, pra vovó, pros amigos, certo? Abrazos!

Admirável Pôr-do-sol

Admirável Pôr-do-sol

http://www.youtube.com/watch?v=zsuDQNYI2Cc

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

tocando bateria sem saber

Eu demorei pra me aperceber que hoje é uma sexta feira 13. Mas foi hoje, dia 13 de novembro de 2009. 

As gravações estavam marcadas para acontecer entre as 10h e as 13h. Eu cheguei um pouco atrasado. Carregando um violão, uma escaleta, uma gaita, um bongô e outros apetrechos típicos de quem gravar no mesmo dia um folk, uma música tribal africana e um rock experimental. 

Contei com a ajuda de Fábio Juvenil (Canivetes, Dunas do Barato) e minha parceira de Sabiá Sensível, Aninha Martins.  Que bom que essas pessoas me ajudaram. Eu tinha marcado a gravação pensando em fazer tudo sozinho, mas depois pensei que seria legal ter alguma ajuda. 

Eu mesmo queria gravar a bateria de "Assombrações". Mesmo sem saber tocar bateria! Porque essa é uma música bem pessoal e experimental. Uma música meio esquisita que ficava sempre encostada e eu achava que estava inacabada, talvez porque não sabia como ela iria funcionar. Eu tentei fazer a bateria mais simples possível, o mais simples de executar. Eu fiz a música toda sozinho, mas agora escutando em casa o resultado bruto (sem mixagem) penso que pode entrar em algum momento um tecladinho ou guitarra de algum astro convidado. Essa gravação foi a que me deixou mais radiante, me achando o máximo. Ouvi já umas 10 vezes depois de chegar em casa.

Já a bateria que eu tentei fazer para "Chuck Norris On Heaven´s Door" ficou um desastre. A gravação como um todo tá legal, mas essa bateria... Escutando aqui em casa o resultado da gravação e achando que simplesmente não rola. Apesar de que Aninha e Juvenil curtiram e disseram que tá pós-moderno. É melhor deixar a música sem bateria ou pedir ajuda a alguém Duas curiosidades mais sobre essa música: 1) deve ser lançada como um single, com versão em inglês e em português. 2) meu amigo João Lucas, fã de Chuck Norris, vai fazer um supervideoclipe pra ela. 

Pô, me senti feliz de ter feito essas gravações! Aquela sensação legal de estar avançando e fazendo algo que você deseja há muito tempo. Saindo do estúdio, aquela paradinha para almoçar e comemorar com os parceiros. Gastei meu dinheiro mas fiquei feliz. 

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Zaratini & Admiravel

esqueci de avisar: tem duas músicas novas no www.myspace.com/germanra e www.palcomp3.com.br/germanra

São as músicas "Zaratini" e "Admirável Pôr-do-sol", já mencionadas aqui. As mini-canções fazem parte da trilha de "O ano passado em Itamaracá".

O próximo passo é editar clipezinhos para elas, a partir das imagens do filme.

Abrazos!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

novo desenho

tudo mentira!


"into the mercy i climb, my head is shaved, my head is wired. " Nick Cave.

Mentira que a menina foi pega no anti-dopping e não sabia. 

Mentira que Felipe Dylon Rasta foi pra clínica se recuperar de uma dor de barriga. 

Mas cada um conta a sua versão da história. Todos tem liberdade pra inventar lorota. 

Minha carreira artística também tá cheia de invenção. Cheia de gueri-gueri. Caô, como preferir. 

depois de muitos planos, acho que nem eu sei direito o que vai acontecer com os meus discos, já imaginados. Será que eu vou lançar primeiro "O ano passado em Itamaracá"? "Planeje a fuga"? "Rostinho Bonito"? "Òtimas Canções" ?

O lado bom é que tudo promete ser cada vez mais surpreendente, até para mim mesmo. 

Tô planejando também lançar um EP com temática sexual, intitulado OXES. 

Ao mesmo tempo, tô querendo investir mais nos meus desenhos. 

Difícil ser tantos. Não dar conta de si mesmo. Um fim de semana cheio de boas amizades faz tudo parecer mais positivo. Emprego pode ser a solução!

domingo, 8 de novembro de 2009

novas coisas para ouvir

Tenho estado meio confuso, me sentindo até um pouco sozinho. Mas estou já armando um contra-ataque, tentando me disciplinar, me impor uma direção através de coisas simples.

Uma coisa é certa: depois de séculos sem atualizar, Dipidjurah Records orgulhosamente apresenta 2 músicas novas no MySapecas e Palco Mp3:

www.myspace.com/germanra

www.palcomp3.com.br/germanra .

essas duas músicas novas, "Admirável pôr-do-sol" "Zaratini", são parte da trilha sonora de O ano
passado em Itamaracá. Mini-músicas, na verdade. Bem sintéticas. Aproveitaaaaaa!

domingo, 11 de outubro de 2009

Empolgadíssimo com "O ano passado em Itamaracá", tudo correndo bem. Hoje fizemos mais dublagens e gravamos as músicas "Zaratini" e "Admirável pôr-do-sol"!

Uhuuuuuuuuuuuu

Na reta final pra ver ser dá tempo de inscrever o dito cujo num festival....
Já criei até o blogzinho dele....
http://oanopassadoemitamaraca.blogspot.com/

Então, o provável é que a trilha sonora desse filme apareça antes do meu disco solo...
a trilha vai ter bambas como D Mingus, Hugo Coutinho, German Ra, Luiz Pessoa, Aduhere Karembe, etc.

domingo, 20 de setembro de 2009

anotações sobre "Òtimas Canções"

Não sei é assim com todo artista, acho que varia de acordo com o artista e com o tipo de disco que se quer fazer. Estou num momento de definir alguns arranjos para o disco "Òtimas Canções". Não só os arranjos, mas muito mais coisas: onde vai ser gravado, pensando o encarte, a foto da capa como vai ser feita, fazendo um roteiro para o clipe ("Tire a roupa meu bem"), pensando se vai sair em cd físico ou não, etc.

Ilustração: meu esboço para a capa.

Essa coisa de gostar de fazer tudo que é tipo de arte me ajuda a ser meio auto-suficiente em termos de idéias, mas, claro, pra conseguir fazer tudo que tá na minha cabeça, vou precisar da ajuda dos meus talentosos amigos. Isso ajuda muito quando a pessoa não tem ninguém produzindo.



Vou colar aí embaixo algumas anotações. Elas ajudam a deixar as coisas mais claras, tanto para mim como para os colaboradores. São detalhes sobre o disco e uma descrição de uma faixa (escolhi como exemplo a descrição da primeira, "Cobrando Juros"). Pode parecer muito burocrático para quem espera uma arte totalmente espontânea. Mas ajuda bastante fazer isso, se não eu me perco na enxurrada de pensamentos. Ajuda a manter o foco.

-----------------------------------------

CONCEITO do DISCO: as músicas foram selecionadas por sua facilidade em serem gravadas, são todas (excetuando Djarureh Raru Raru) são músicas com letra, e também tem a função de mostrar a variedade das coisas que eu componho. Então temos até mesmo músicas em inglês e mini-músicas. A partir da idéia da capa, com um homem e uma mulher, veio a idéia de ter na maioria das canções duetos com algumas vocalistas femininas. Foi pensado também para ser um EP, ou seja menos tempo de duração, menos músicas, para ser mais fácil e rápido de assimilar e baixar pela internet.

Reperório:
(Ainda sujeito a alterações)

1 Cobrando juros
2 Man of Wealth and Taste
3 Djarureh Raruh Raruh (pegajozos saunds)
4 Let me come home at night
5 Tira a roupa meu bem
6 Triste regresso
7 Oportunidade

CAPA: Basicamente, veremos duas pessoas com o peito nu, um homem e uma mulher. No peito do homem, estará escrito “German Ra” e no da mulher, “Ótimas Canções”. As duas pessoas estarão vestindo shorts (bem simples) e sentadas em um sofá, numa atitude meio de quem está vendo televisão, cortando unha do pé, tomando suco, ou coisa do tipo. Pensei, que para poupar espaço e mostrar o corpo quase todo, ele podia ficar com o pé para o alto, apoiado num banquinho, e ela poderia estar com as pernas dobradas lateralmente em cima do sofá. Ela pode estar com um controle remoto na mão, ele com alguma revista em quadrinhos. A gama de cores deve ser bastante harmoniosa, sem dar espaço para nada berrante. pois afinal uma mulher nua já é bastante chamativo.

CLIPES: as de maior apelo visual são “Tire a roupa meu bem”, “Wont you...” e “Oportunidade”.

"Cobrando Juros"
Hugo (voz)
Violão / Bateria / Teclado?
começar com um dedilhado em cima da harmonia, nas cordas sol, ré e si, depois começa a entrar as cordas mais graves e a bateria começa a fazer uma marcação, entra o vocal. Depois do dedilhado passa para os acordes tocados com força, entra a segunda voz de Hugo... repete a melodia vocal umas quatro vezes, sempre crescendo na intensidade até fechar com “Deixa um resto uma lembrança, uma saudade à revelia”. Deve durar cerca de 1min e meio.

domingo, 13 de setembro de 2009

Tributo brasileiro ao Guided by Voices

Já pode ser baixado o disco-tributo "Don´t Stop Now",
homenagem à banda lo-fi americana Guided by Voices.

(do qual participaram 31 bandas, incluindo a minha Sabiá Sensível.
Nós e o Monodecks fomos as únicas de Recife a participar.)

Estou aqui ouvindo e gostando bastante.
Mas claro que tem os altos e baixos típicos desse formato de disco.
Meus preferidos até agora? Difícil....

Grasiela Piasson com sua versão folkzinha para "Motor Away".
Lê Almeida mandou muito bem em "King And Caroline".
Telerama pegou uma das melhores, "Game of Pricks".
O George Belasco & O Cão Andaluz fez uma versão das mais estranhas para "Sad if I lost it", que termina fazendo sentido no final.
Ouvindo agora More Sad Hits, com "office of hearts", muito legal também.

O nível do tributo tá muito alto.
Superou minhas expectativas. O legal é que as versões tão bem pessoais.


Pra fazer o download, tem várias opções,
Na fonte da Transfusão Noise Records
http://transfusaonoiserecords.blogspot.com/2009/09/lancamento-dont-stop-now-um-tributo-ao.html
Na Midsummer Madness você pode ouvir as faixas isoladamente ou baixar a parada toda.
http://mmrecords.com.br/200909/dont-stop-now-tributo-ao-guided-by-voices/

Ou ainda na Pisces Records ou no Senhor F ...

Espero que caso você não conheça bem o universo da banda, sirva como uma boa introdução.
Guided by Voices é uma banda que lançou muita coisa, nem tudo se aproveita, mas tem verdadeiras pérolas! Engraçado que ficaram faltando alguns clássicos como "I am a scientist" ou "A salty salute" ou "Choking Tara". Mas quem sabe, um dia rola o volume 2 ?

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

mistério, amor e sensualidade


rapaziada, vem aí um filme muito refinado porém feito sob as condições mais precárias. um filme muito belo, mas executado com a fúria de uma punk-rocker com TPM. Um filme muito doido, que no entanto representa a sabedoria de um Dalai Lama dando uma teleconferência. Em resumo, aguardem ansiosamente por .....


O ANO PASSADO EM ITAMARACÁ !!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

novidades

O nome do primeiro disco vai ser "Ótimas canções".

Vai ser um EP, com 6 músicas, deve ficar pronto daqui pra novembro.
Muitas participações especiais.

O "Planeje a fuga"deve ser gravado e lançado apenas no ano que vem. Os arranjos dele começaram a ficar muito complexos.

Por isso vou focar em músicas mais fáceis e mais despojadas.

Abrazz

sábado, 22 de agosto de 2009

HOJE


nem acredito que ia esquecendo de falar disso aqui no blog !
Showzim meu mais tarde, lá pras 8 da noite (é, cedinho mesmo)

São 2 shows pelo preço de 2 reais, no dia 22 (sábado) às 20h

Verdadeira matemática do absurdo com German Ra e Jean Nicholas!

German Ra >> show intimista, violãozim e tal, antecipando algumas canções do disco solo (yes!). Podem pintar músicas como “Mahiru Tamashiro”, “Figurinha do meu coração”, “Não se restrinja”, “Luana não me ama”, entre velharias e novidades! É possível também que role um acoustic live mashup misturando Luiz Melodia, Cláudia Leite e Roberto Carlos.

Jean Nicholas >> depois de ter passado um tempo em OFF (sacaram?), André Conserva e seus amigos que não sabem conversar voltam a atacar com suas canções que tem um pé no folk, um pé na psicodelia pernambucana e outros nas muitas outras influências.

Cheguem junto, o lugar é astral.


SERVIÇO:

Shows de Jean Nicholas e German Ra

Uforia Bar (Bar do Clécio)

Rua Copacabana, 67, Setúbal = a rua do terminal de Setúbal

SÀBADO (22 de agosto de 2009)

Às 20h

R$ 2

sábado, 15 de agosto de 2009

Gotham


Estoy contente porque, de ontem pra hoje,
consegui escrever mais alguns versos pra completar "Gotham City Blues" !!!!!

que é uma musga do futuro disco Planeje a fuga.

Ela surgiu inicialmente em inglês, depois é que eu fui traduzir,
e é possível que ela seja a única faixa bilíngue do disco
eu podia cantá-la só em português,
mas as frases em inglês ficaram tão bonitinhas...
principalmente a última frase, "a bat cave where a dark knight dwells" !

O detalhe que me aflige ainda é que ainda nem sei se o título vai ser esse...
cheguei a cogitar "Gotham City", simplesmente, mas já existe aquela música do Jards Macalé com o Torquato. Aí cogitei botar "Confissões de um cidadão de gotham", mas atualmente tô preferindo "Gotham City Blues", um nome mais universal. Digamos (pretensão fantasiosa) que eu fosse gravar essa música pro (aham) mercado internacional, o título fica bom tanto para os brazilians como para os gringos.

Mais novidades em breve. Stay tuned.







quarta-feira, 29 de julho de 2009

olvidadas e redescobertas

Tenho tido muito tempo pra pensar em detalhes sobre o primeiro disco - na verdade são idéias que vem de forma obssessiva, por isso tô querendo deixá-lo pronto o quanto antes, pois até lá as idéias vão ficar me bombardeando.

Mas o legal de pensar tanto foi poder redescobrir algumas músicas que andavam esquecidas. Para o Planeje a fuga, eu redescobri uma chamada "Tábata". Mais do que redescobrir, eu inventei um novo refrão, já que ela estava inacabada. E um arranjo que vai ser o pipoco do trovão. Aposto que vai ser hit, e olhe que essa é uma bem lado B do meu repertório. Nem os meus amigos e Sabiás conhecem essa música direito. É a música de amor do disco, com o novo refrão "Tábata, pra onde você vai? O Seu amor longe demais Vai me deixar na solidão" oferecendo um contraponto óbvio ao tema da fuga, na visão de alguém que não deseja que o outro vá embora.

Nesse processo, eu revisitei também "Não Se Restrinja". Inventei um riff totalmente chiclete. Essa vai ser a mais pra cima do disco, com certeza. Ela inicialmente foi concebida como parte de um delírio de roteiro que nunca foi posto no papel - uma trama que envolve uma boy-band de sucesso avassalador, Pequenitos, e uma fã doentia apaixonada por um dos integrantes do grupo. Nunca cogitei muito em cantá-la eu mesmo. Mas taí, vai entrar no disco Planeje a Fuga.


sexta-feira, 24 de julho de 2009

nuevas sobre las portadas

Novidade boa: fui na casa da designer/amiga/musa Kelly Lima e fizemos as capas dos dois primeiros discos. "Planeje a fuga" e "Cabe essa zebra". É cedo pra mostrar pra vocês (pode mudar), mas garanto que tá bonito...

inspirações

Esse negócio de inspiração é danado. Hoje acordei com uma melodia na cabeça. Mas como não gravei, terminei esquecendo. Espero que consiga lembrar depois....

Isso é uma coisa básica. Não se pode apenas ser criativo: o artista tem que registrar a criatividade antes que ela vá embora. Já teve muita música, muita idéia que sumiu sem deixar vestígio...

E quando você faz uma música que parece com outra música? Ou que parece demais com o estilo de outro compositor?

Já aconteceu comigo de começar uma composição e depois perceber que ela estava parecendo coisa de Chico Buarque, aquela coisa meio lírica parnasiana que ele tem mesmo quando tenta ser moderno. Abandonei a música, porque não me identifico muito com isso. Não era o que eu queria fazer. Mas acho que mais cedo ou mais tarde poderei retomar. Talvez até de forma mais irônica.

(Não acho Chico Buarque ruim, tem coisas dele que são muy fodas. No geral não me identifico com a postura dele e mesmo assim é uma influência inevitável.)

Aí semanas atrás tive um lampejo, fiz um início de música que era totalmente o estilo de Arnaud Rodrigues (do Baiano e os Novos Caetanos). Sabe, aquela métrica, aquele estilo de letra, a melodia, tudo encaixava com o estilo dele. Aí fiquei mais feliz, porque realmente rola uma identificação total. Arnaud é um dos meus heróis musicais. E mesmo que pareça meio plágio, pode ser uma homenagem. Eu ainda não desenvolvi a música (está guardada no baú onde zilhões de músicas esperam a hora de serem terminadas).

sábado, 4 de julho de 2009

Meus discos até o momento: zero

A idéia seria lançar dois EPs este ano.

Eu tenho uma foto de uma quebra-cabeças de zebra. Que me inspirou ao título "Cabe essa zebra".
Seria meu primeiro disco.

Mas aí perdi essa foto, depois de procurar em todos lugares e não encontrar,
comecei a pensar em outras possíveis capas.
(sim, eu me guio e penso muito no visual das coisas)

Então me programei para lançar dois EPs virtuais: "Rostinho Bonito" e "Òtimas canções".
Que deveriam ser posteriormente reunidos num único cd físico.
As capas eram um rostinho desenhado em estilo cartoon, e o outro seriam uma mulher e um homem (ambos sem camisa) sentados num sofá.

Muito tempo passou.
Nada foi gravado.
Consegui finalmente encontrar a foto do quebra-cabeça da zebra.
Então, estou novamente disposto a fazer o "Cabe essa zebra".
Como EP virtual.
O conceito do disco: músicas bem variadas (sem tema definido) que me representem como compositor, flertando com o popular e o experimental.

Achei também outra fotografia. Que me levou a planejar o "Planeje a fuga", surpreendente disco conceitual de auto-ajuda pop que pode ser um EP ou um LP. É provável, entretanto, que esse fique pro ano que vem.

Porque este ano é fundamental gravar o "Cabe essa zebra", e também uma outra obra que tem mais urgência: a trilha sonora de "O ano passado em Itamaracá", humilde e genial videocurta que ainda não está editado.

Essa trilha deve ser concebida em parceria com Hugo Coutinho (tecladista do Sabiá e Malvados Azuis). Deve ter participações do Sabiá Sensível, do africano Aduhere Karembe e outros astros da música. Misturando temas instrumentais e cantados.

Isso provavelmente são coisas que você nunca quis saber sobre German Ra e nunca se daria o trabalho de perguntar. Eu ainda estou tentando captar a essência dos blogs de super-estrelas do rock: o que deve ser escancarado, e o que pode ser deixado subentendido?

Resumindo, você pode esperar de mim este ano:
um EP totalmente autoral e uma trilha sonora em parceria.

A menos que eu mude de idéia novamente...
ou que eu não tenha dinheiro para fazer esse nada disso.

Mas as idéias não faltam. Esperem para os próximos anos discos de títulos bombásticos como
"Apesar de ser apenas um objeto inanimado, esse caderno sempre desejou minha felicidade".

sexta-feira, 3 de julho de 2009

fyhsfhsghrtuy76


"I´ve been so alone, gonna end up a big old pile of them bones". Pois, então, este é o lugar, que poderia ser um cantinho. Eu era German Ra, não sou mais, quero até evitar contato com esse cara. Esse cara é nocivo, ele é danoso. Danado que se aventura nos céus, caindo como anjo e penetrando as profundezas. Não existem limites para a imaginação fértil de uma pessoa. Mas ninguém gosta de poemas sem rimas, por isso vou parar por aqui.

Estas foram algumas tentativas de layout. E até de nomes para esse blog.

p.s.: este post contém doses de Alice in Chains e Kaz (Underworld).


as arvores

as árvores somos nozes.