domingo, 20 de setembro de 2009

anotações sobre "Òtimas Canções"

Não sei é assim com todo artista, acho que varia de acordo com o artista e com o tipo de disco que se quer fazer. Estou num momento de definir alguns arranjos para o disco "Òtimas Canções". Não só os arranjos, mas muito mais coisas: onde vai ser gravado, pensando o encarte, a foto da capa como vai ser feita, fazendo um roteiro para o clipe ("Tire a roupa meu bem"), pensando se vai sair em cd físico ou não, etc.

Ilustração: meu esboço para a capa.

Essa coisa de gostar de fazer tudo que é tipo de arte me ajuda a ser meio auto-suficiente em termos de idéias, mas, claro, pra conseguir fazer tudo que tá na minha cabeça, vou precisar da ajuda dos meus talentosos amigos. Isso ajuda muito quando a pessoa não tem ninguém produzindo.



Vou colar aí embaixo algumas anotações. Elas ajudam a deixar as coisas mais claras, tanto para mim como para os colaboradores. São detalhes sobre o disco e uma descrição de uma faixa (escolhi como exemplo a descrição da primeira, "Cobrando Juros"). Pode parecer muito burocrático para quem espera uma arte totalmente espontânea. Mas ajuda bastante fazer isso, se não eu me perco na enxurrada de pensamentos. Ajuda a manter o foco.

-----------------------------------------

CONCEITO do DISCO: as músicas foram selecionadas por sua facilidade em serem gravadas, são todas (excetuando Djarureh Raru Raru) são músicas com letra, e também tem a função de mostrar a variedade das coisas que eu componho. Então temos até mesmo músicas em inglês e mini-músicas. A partir da idéia da capa, com um homem e uma mulher, veio a idéia de ter na maioria das canções duetos com algumas vocalistas femininas. Foi pensado também para ser um EP, ou seja menos tempo de duração, menos músicas, para ser mais fácil e rápido de assimilar e baixar pela internet.

Reperório:
(Ainda sujeito a alterações)

1 Cobrando juros
2 Man of Wealth and Taste
3 Djarureh Raruh Raruh (pegajozos saunds)
4 Let me come home at night
5 Tira a roupa meu bem
6 Triste regresso
7 Oportunidade

CAPA: Basicamente, veremos duas pessoas com o peito nu, um homem e uma mulher. No peito do homem, estará escrito “German Ra” e no da mulher, “Ótimas Canções”. As duas pessoas estarão vestindo shorts (bem simples) e sentadas em um sofá, numa atitude meio de quem está vendo televisão, cortando unha do pé, tomando suco, ou coisa do tipo. Pensei, que para poupar espaço e mostrar o corpo quase todo, ele podia ficar com o pé para o alto, apoiado num banquinho, e ela poderia estar com as pernas dobradas lateralmente em cima do sofá. Ela pode estar com um controle remoto na mão, ele com alguma revista em quadrinhos. A gama de cores deve ser bastante harmoniosa, sem dar espaço para nada berrante. pois afinal uma mulher nua já é bastante chamativo.

CLIPES: as de maior apelo visual são “Tire a roupa meu bem”, “Wont you...” e “Oportunidade”.

"Cobrando Juros"
Hugo (voz)
Violão / Bateria / Teclado?
começar com um dedilhado em cima da harmonia, nas cordas sol, ré e si, depois começa a entrar as cordas mais graves e a bateria começa a fazer uma marcação, entra o vocal. Depois do dedilhado passa para os acordes tocados com força, entra a segunda voz de Hugo... repete a melodia vocal umas quatro vezes, sempre crescendo na intensidade até fechar com “Deixa um resto uma lembrança, uma saudade à revelia”. Deve durar cerca de 1min e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário