sexta-feira, 24 de julho de 2009

inspirações

Esse negócio de inspiração é danado. Hoje acordei com uma melodia na cabeça. Mas como não gravei, terminei esquecendo. Espero que consiga lembrar depois....

Isso é uma coisa básica. Não se pode apenas ser criativo: o artista tem que registrar a criatividade antes que ela vá embora. Já teve muita música, muita idéia que sumiu sem deixar vestígio...

E quando você faz uma música que parece com outra música? Ou que parece demais com o estilo de outro compositor?

Já aconteceu comigo de começar uma composição e depois perceber que ela estava parecendo coisa de Chico Buarque, aquela coisa meio lírica parnasiana que ele tem mesmo quando tenta ser moderno. Abandonei a música, porque não me identifico muito com isso. Não era o que eu queria fazer. Mas acho que mais cedo ou mais tarde poderei retomar. Talvez até de forma mais irônica.

(Não acho Chico Buarque ruim, tem coisas dele que são muy fodas. No geral não me identifico com a postura dele e mesmo assim é uma influência inevitável.)

Aí semanas atrás tive um lampejo, fiz um início de música que era totalmente o estilo de Arnaud Rodrigues (do Baiano e os Novos Caetanos). Sabe, aquela métrica, aquele estilo de letra, a melodia, tudo encaixava com o estilo dele. Aí fiquei mais feliz, porque realmente rola uma identificação total. Arnaud é um dos meus heróis musicais. E mesmo que pareça meio plágio, pode ser uma homenagem. Eu ainda não desenvolvi a música (está guardada no baú onde zilhões de músicas esperam a hora de serem terminadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário